FAQ

3 – Qual a diferença entre GN e o GLP?

Além da sua composição e de ser mais seguro, o GN dispensa armazenamento porque chega ao consumidor através de gasodutos, enquanto o GLP tem de ser armazenado em centrais de cilindros, tanques estacionários e botijões, ocupando espaços que poderiam ser utilizados para outras finalidades

4 – Pode faltar Gás Natural a qualquer momento?

Não. O fornecimento é contínuo. O consumidor não precisa fazer troca de botijão e nunca fica sem gás. A pressão do GN é constante, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

5 – O GN é mais econômico do que o gás de cozinha (GLP)?

Sim. A economia do GN, em comparação ao GLP, é de até 35% e os serviços de substituição do sistema de GLP para GN são totalmente gratuitos.

6 – Há quanto tempo se utiliza o GN?

Há mais de 70 anos o GN é usado comercialmente. Na China, por exemplo, o GN é usado desde o Século X.

7 – Onde utilizo o GLP,eu posso também usar o GN?

Todos os aparelhos ou equipamentos que utilizam GLP podem usar o GN, que também pode ser utilizado em automóveis e em cogeração de energia, onde o GLP ainda não é aplicável.

8 – O GN chega a qualquer andar do prédio?

Sim. Por ser mais leve que o ar, ele sobe facilmente e chega em qualquer andar dos prédios sem precisar de compressor.

9 – Como sei qual foi meu consumo? E como pago a conta?

Há um medidor para cada cliente. Uma vez por mês, um técnico da Copergásfaz a leitura. A conta chega pelo correio e o pagamento é feito no banco. Em alguns casos, a medição é coletiva e a conta de consumo é cobrada diretamente do edifício.

10 – Como e quando ocorre aumento no preço do GN?

A variação da tarifa é analisada pela Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE). O reajuste depende do fornecedor, que é a Petrobras, bem como dos tributos sobre o gás e da atualização monetária anual das margens, além da revisão geral da tarifa a cada 5 anos.

13 – O Gás Natural é limpo?

Por ser um produto puro desde a sua origem, o Gás Natural produz uma queima limpa e uniforme que resulta numa combustão sem fuligem, cinzas, fumaça ou outros resíduos. Seu uso contribui para melhorar a qualidade do ar, reduzindo a poluição ambiental.Devido às suas características ecológicas, o Gás Natural é reconhecido como a melhor alternativa energética aos combustíveis tradicionais e representa evolução e compromisso com a natureza.

14 – Como é um Gasoduto?

O Gás Natural não é armazenado em botijões. Ele circula por uma tubulação que é chamada de gasoduto. Por ele, o Gás Natural é transportado diretamente das fontes de petróleo marítimas ou terrestres até à estação da Copergás. A partir daí, o gás natural é levado por uma segunda rede de gasodutos para distribuição até o local de consumo.Os gasodutos são construídos em aço especial ou em tubos de polietileno de alta densidade (PEAD).

1 – O que é Gás Natural (GN) e de onde ele vem?

O Gás Natural é uma energia de origem fóssil, resultado da decomposição da matéria orgânica do interior da Terra. Ele é encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório de onde é extraído. Composto principalmente pelo hidrocarboneto metano (CH4), o gás natural caracteriza-se por sua eficiência, limpeza e versatilidade. Bastante econômico em comparação com outros combustíveis, ele é utilizado em indústrias, comércio, residências e veículos. É altamente valorizado em consequência da progressiva conscientização mundial da relação entre energia e o meio ambiente. O Gás Natural é totalmente inodoro. Nele é adicionado um odorante à base de Mercaptan para proporcionar o cheiro característico. As especificações do gás para consumo são ditadas pela Portaria n° 104, de 2002, emitida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

2 – O Gás Natural é seguro?

Sim, e ele é mais seguro que o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Em caso de vazamento, o GN se dissipa rapidamente, pois é mais leve que o ar. Além disso, as instalações do GN seguem rigorosamente as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e do Regulamento de Instalações Prediais – RIP. Suas instalações são dotadas de registros de segurança em cada aparelho de consumo e no medidor, que podem ser desligados pelo próprio consumidor. E há, ainda, uma Central de Emergência da Copergás. O telefone é 0800-2812002 e fica 24h à disposição dos usuários. Em todo o mundo, o número de acidentes com GN é muito baixo.

11- Em Pernambuco, quem distribui o GN?

É a Copergás. Como concessionária de gás natural canalizado do Estado de Pernambuco, a empresa foi fundada em 1992 e iniciou suas operações em 1994. Hoje, a Copergás distribui gás natural para os segmentos industrial, automotivo, residencial, comercial, geração e cogeração de energia. Sua rede de dutos contempla a Região Metropolitana do Recife e o interior do Estado. A Copergás é uma empresa de economia mista, tendo como sócio majoritário o Governo do Estado de Pernambuco, com 51% das ações, e dos sócios privados, que são a Petrobras Gás S/A – Gaspetro e a Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda. Cada umcom 24,5% das ações.

12 – Onde tem Gás Natural e como é utilizado?

O Gás Natural está sempre disponível no local do consumo. O fornecimento é constante nas 24 horas diárias. Nas residências, ele pode ser utilizado para aquecimento de água e cozinhar, eliminando a troca de botijões. Nas indústrias, o Gás Natural serve para abastecer caldeiras, fornos e contribui para a melhoria do meio ambiente por não poluir o ar. O Gás Natural é ainda utilizado para abastecer veículos com mais economia e bom desempenho. Também é usado em estabelecimento comercial e para geração de energia.