Audi A3 a gás faz 1300 km de uma vez

13/03/2013

A Audi apresentou o A3 Sportback g-tron, uma versão alimentada a gás natural comprimido que promete uma autonomia de até 1300 km entre reabastecimentos. Estará disponível em alguns mercados a partir do final do ano.

Equipado com um motor 1.4 TFSI, com cabeça de cilindros modificadas, bem como com alterações na injeção, no turbo e no catalisador, o g-tron usa gás natural comprimido (CNG) produzido e armazenado numa unidade específica construída pela Audi, e feito a partir de matérias-primas naturais e não poluentes.

Com 110cv de potência, o Audi A3 Sportback g-tron atinge 190 km/h de velocidade máxima e acelera dos 0-100 km/h em 11 segundos. O consumo médio anunciado não chega a 3,5 kg de gas natural por 100 km percorridos. As emissões de CO2 são inferiores a 95 g/km no modo a gas.

O gás é armazenado em dois depósitos sob a mala, cada qual com capacidade para armazenar 7 kg de gás comprimido a 200 bar. Construídos com recurso a materiais leves, como fibras plásticas e de vidro reforçadas por carbono, cada um destes depósitos pesa 27 kg.

O seu funcionamento é, em tudo, semelhante ao dos automóveis a GPL, ou seja, quando o sistema deteta que existe pressão de gás insuficiente para a locomoção, automaticamente se altera o modo para o motor a gasolina.

Fonte: Abegás/AutoPortal