Consumo industrial de gás natural cresce em abril

21/05/2013

O segmento industrial consumiu em média 28,5 milhões de metros cúbicos por dia no mês abril, a maior média registrada desde novembro do ano passado.

De acordo com o levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), o consumo de gás natural em abril cresceu 15,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em todo o país foram consumidos em média 68 milhões de metros cúbicos por dia.

Com o menor despacho das termelétricas a gás natural, o segmento registrou em abril o menor volume de consumo do energético desde janeiro deste ano: 26,5 milhões de metros cúbicos por dia.

O segmento industrial apresentou crescimento de 5,7% em relação ao mês anterior e 2,5% na comparação com abril de 2012, dando mostras da recuperação do setor. Os segmentos residencial e comercial registraram crescimento de 23,7% e 4,9%, respectivamente, em relação ao mês anterior. Já o segmento veicular apresentou retração de 1,1% no mesmo período.

A região Sudeste concentra o maior consumo do energético com uma média diária de 46,7 milhões de metros cúbicos, seguida pela região Nordeste com um consumo médio de 10,6 milhões de metros cúbicos por dia, Sul com um consumo médio de 6 milhões de metros cúbicos por dia e pelas regiões Norte e Centro-Oeste que consomem 2,9 milhões m³/dia e 1,7 milhões m³/dia, respectivamente.

O gás natural chega hoje mais de 400 municípios do país e atende a mais de 2,2 milhões de consumidores.

Fonte: Assessoria de Imprensa ABEGÁS / Vanusa Bezerra