Copergás alcança 900 condomínios residenciais em atendimento

28/10/2020

A Companhia Pernambucana de Gás – Copergás atingiu a marca de 900 condomínios residenciais com a interligação do edifício Praia de Graúna, no bairro das Graças, no Recife. Este ano, até agora, a rede de abastecimento da Companhia já interligou 108 condomínios. O Praia de Graúna deve consumir cerca de 250 m³ de gás natural por mês e possui 28 apartamentos (Unidades Consumidoras Residenciais, UCRs, na terminologia do setor).

Em ritmo de expansão em todo o Estado, a Companhia fornece abastecimento de gás natural para 50.360 apartamentos, beneficiando mais de 200 mil famílias com uma fonte de energia segura, não poluente, econômica e prática.

A interligação é feita de forma coletiva, via os condomínios. Desde 2012 a Copergás vem intensificando a captação de novos clientes residenciais. Entre 2019 e 2020 houve um incremento de 27%. O combustível pode representar uma economia mensal nos gastos com gás e luz de até 40%, além de possuir fornecimento contínuo, através de gasodutos subterrâneos, dispensando a necessidade de armazenamento.

Entre os meses de janeiro e agosto de 2020, os clientes residenciais consumiram cerca de 12.903 m³ de gás natural por dia – 10% acima do esperado pela Copergás para o período. Este aumento foi registrado durante os meses mais intensos da pandemia, quando muitas famílias se isolaram em casa e, consequentemente, aumentaram o consumo de gás.

Nas residências, entre outros exemplos,  o gás natural pode ser utilizado para abastecer diversos equipamentos domésticos, como fogões, fornos e churrasqueiras. No banheiro, pode ser empregado no aquecimento de água em chuveiros, banheiras, torneiras, diminuindo os gastos com energia elétrica.

Para José Prado, síndico do edifício Morada Empresarial, no bairro da Torre, “o gás natural favoreceu o abastecimento contínuo que era efetuado pelo caminhão do GLP (gás liquefeito de petróleo), o que provocava um grande engarrafamento no trânsito”.

Já o síndico Severino Ferreira, do edifício Place de L’Opera, na Madalena, disse que a mudança para abastecimento por gás natural trouxe vários benefícios para o condomínio. “Nos ajudou, por exemplo, a evitar o prejuízo causado por caminhões que destruíam a calçada, ao subir para fazer a distribuição (do GLP), e atrapalhavam o trânsito”, afirmou.

A Copergás atua como distribuidora de gás natural de Pernambuco há 28 anos, atendendo aos setores residencial, comercial, veicular, industrial, termoelétrico e de cogeração de energia. Movimenta cerca de 4,8 milhões m³/dia de gás natural e está entre as 4 maiores do Brasil em volume médio comercializado por dia.