Copergás doa 93 computadores e mais de 1 mil itens para Hospital de Câncer de Pernambuco

28/03/2022

                                   O presidente da Copergás, André Campos, entre Juliane Carvalho e Hélio Fonsêca, do HCP

A Copergás doou 93 computadores prontos para uso, 200 calças jeans antichamas e mais 834 itens de mobiliário e eletrônicos  para o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).  No total, foram 1.127 produtos, todos em estado seminovo, com exceção das calças antichamas, que nunca foram usadas. O material fazia parte do acervo da Copergás e não estava mais sendo utilizado devido a padronizações seguidas pela Companhia.

Em visita à Copergás, o superintendente-geral do HCP, Hélio Fonsêca, e a gerente de captação de recursos da instituição, Juliane Carvalho, agradeceram a doação. “Foi magnífica, extraordinária. Nunca recebemos uma doação de tantos computadores, eles vão servir para todas as áreas do HCP”, disse Hélio, ao ser recebido por André Campos, presidente da Companhia.

André ressaltou a visão social presente nas ações da Copergás e enalteceu o papel que o HCP desempenha em benefício da população mais pobre de Pernambuco. “O Hospital do Câncer de Pernambuco é uma instituição muito respeitada em Pernambuco. E quando a Copergás participa das ações desse hospital está mostrando a sua preocupação social”, afirmou ele. “É muito importante a gente ter parcerias com instituições como o HCP, que presta um grande serviço à população pernambucana e é respeitada por todos que atuam socialmente em nosso Estado”.

O presidente da Copergás destacou a disposição da empresa em continuar contribuindo com o HCP, e não apenas com doações, mas também com apoio a ações promovidas pelo hospital. Hélio e Juliane disseram que vão estudar novos projetos para viabilizar a colaboração.

Fundado em 1945, o HCP é uma instituição privada e sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pelos governos da União, de Pernambuco e do Recife. Está localizado na Av. Cruz Cabugá, 1597, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Possui 1.900 funcionários e atende  à população mais carente, que lá tem acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer. O atendimento é feito exclusivamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo dados do DataSUS, em 2021  o HCP fez, por mês,  4.860 quimioterapias, 17.468 consultas, 342 procedimentos cirúrgicos e 211 radioterapias.  O hospital atende cerca de 55% de todos os pacientes com câncer de Pernambuco.

Com um déficit mensal de cerca de R$ 2 milhões, o HCP é mantido com repasses estaduais e federais do SUS e doações contínuas, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. “Doação é uma coisa que a gente precisa sempre”, ressaltou Hélio Fonsêca.