Copergás e PBGás se unem por plano conjunto para o gás

05/07/2013

A Copergás e a PBGás estão costurando um plano conjunto para fornecimento de gás natural à Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento (Ride) que deverá ser instalada pelos governos da Paraíba e Pernambuco na fronteira entre os dois estados. Os estudos têm como objetivo delimitar a melhor localização para um futuro city-gate.

De acordo com projeções preliminares, a demanda potencial do Sul da Paraíba, que abrigará um pólo cimenteiro, é da ordem de 600 mil m3/dia. Já o Norte de Pernambuco possui um potencial de consumo da ordem de 1 milhão de m3/dia, incluindo a Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP) e o polo automotivo de Goiana, que passarão a ser atendidos pelo ramal Litoral Norte a partir de agosto. A capacidade do ponto de entrega de Goiana, contudo, é insuficiente para atender toda a demanda local nos próximos anos.

A Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento é um instrumento amparado em legislação federal que prevê tratamento diferenciado aos municípios beneficiados, incluindo financiamentos diretos, principalmente para a infraestrutura local.

Os municípios inicialmente integrantes da Ride serão Caaporã, Alhandra, Pitimbu, Pedras de Fogo e Conde, do lado paraibano; e as cidades pernambucanas de Goiania, Condado, Igarassu, Itamaracá e Itapessuma.

 

Fonte: Energia Hoje / Abegás