Copergás interliga 10 novas indústrias em 2020 e projeta dobrar o número em 2021

05/01/2021

                                     Cervejaria artesanal Ekäut foi a 10ª indústria interligada à rede de abastecimento da Copergás em 2020

A Companhia Pernambucana de Gás – Copergás interligou 10 indústrias ao abastecimento de gás natural em 2020, encerrando o ano com 107 clientes industriais. O ritmo de crescimento deve continuar em 2021 – já estão programadas novas interligações nos primeiros meses do ano, e a projeção é de ligar pelo menos 20 até o final do ano. O segmento industrial é responsável pela maior parte do consumo de todo o volume de gás natural distribuído em Pernambuco.

Por exercer atividade considerada essencial, a Copergás não paralisou seus trabalhos durante as medidas de isolamento social adotadas em razão da pandemia do novo coronavírus. Quando as indústrias retomaram aos níveis de funcionamento pré-pandemia, a Companhia estava em condições de fornecer o gás natural necessário para a produção.

O mês em que a retomada econômica no Estado se consolidou foi setembro, quando o volume de gás comercializado para a indústria chegou a 1,238 milhão de m³/dia, superando o total do mesmo mês de 2019, que atingiu 1,228 milhão de m³/dia. A tendência de alta se manteve nos meses seguintes. Em outubro/2020, por exemplo, o volume alcançou 1,243 milhão de m³/dia, enquanto em outubro/2019 foi de 1,207 milhão de m³/dia.

Foi em setembro/2020 também que a Copergás incorporou a 100º indústria a sua carteira de clientes: a Zummi, fabricante de bicicletas instalada em Paratibe, no município do Paulista, Região Metropolitana do Recife. Com uma área de 28 mil metros quadrados e cerca de 200 funcionários, a Zummi tem capacidade de produzir 1,3 mil bicicletas por dia e consome diariamente cerca de 200 m³ de gás natural.

A marca de 107 clientes industriais foi atingida pela Copergás em dezembro de 2020. Entre as novas unidades que passaram a fazer parte da rede de abastecimento de gás natural está a cervejaria artesanal Ekäut, instalada no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife.

As indústrias que se incorporaram à carteira de clientes da Copergás em 2020 foram as seguintes:

– Roca Metais (município de Vitória de Santo Antão)

– Aluvid (Recife)

– Marilan (Igarassu)

– Benteler (Igarassu)

– Laboratório Aché (Cabo de Santo Agostinho)

– Zummi (Paulista)

– Tramontina Louças (Moreno)

– Frisabor (Paulista)

– Brascon (Pombos)

– Ekäut (Recife)