Copergás lança chamada pública para compra de gás natural

17/09/2020

A Companhia Pernambucana de Gás – Copergás publica, hoje (17), edital de chamada pública para aquisição de gás natural. A ação visa diversificar os fornecedores do combustível, em busca de preços mais competitivos. Além da Copergás, as distribuidoras de Alagoas (Algás), Ceará (Cegás), Rio Grande do Norte (Potigás) e de Sergipe (Sergas) também lançarão chamadas públicas. A chamada pública aceitará gás natural, independentemente de sua origem – nacional ou importada através do GNL (Gás Natural Liquefeito) – em dois lotes alternativos de contratação.

Os interessados poderão propor condições para suprimento de gás natural para a Copergás em volume de até 1 milhão m³/dia para os anos de 2022 e 2023 ou ainda alternativamente oferecerem gás natural através de suprimento de GNL no Porto de Suape, neste caso a intenção e contratar até 750 mil m³/dia durante 5 anos.

Para o diretor-presidente da Copergás, André Campos, a chamada pública é uma oportunidade para a Copergás ampliar sua competividade econômica. “O nosso setor está passando por transformações e a Copergás tem todas as condições de estar em sintonia com esse novo mercado, sempre com a preocupação de oferecer o melhor produto disponível, com a prestação de um serviço de qualidade aos nossos clientes, em todos os setores atendidos pela Companhia”.

A Copergás está presente hoje em 28 municípios pernambucanos, estimulando o crescimento econômico dessas regiões. Com aproximadamente 900 quilômetros de gasodutos, a concessionária distribui cerca de 1,5 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia para mais de 48 mil clientes nos setores industrial, comercial, residencial, veicular e cogeração de energia.

Apenas este ano, a Companhia iniciou o fornecimento para a região das praias de Muro Alto e Porto de Galinhas, em Ipojuca, e anunciou a criação de redes locais de distribuição nos municípios de Petrolina e Garanhuns – além de ampliar sua presença, por exemplo, em Caruaru. Para os próximos 5 anos, a Copergás estima um investimento de cerca de R$ 350 milhões na expansão e manutenção da infraestrutura de gás natural do Estado. Durante o mesmo período, aproximadamente 490 km de gasodutos serão construídos.

O edital estará disponível no endereço eletrônico: www.copergas.com.br, a partir da sua publicação.

CHAMADA PÚBLICA NO NORDESTE – O lançamento das chamadas públicas para novos supridores pelas cinco distribuidoras prevê a aquisição de 2.406 milhões de m³/dia de gás natural, com o fornecimento previsto para ser iniciado em 2022. As informações e os editais serão divulgados nos sites de cada uma das distribuidoras.

Produtores, importadores ou agentes comercializadores poderão participar da chamada pública. Apesar de elaborada de forma coordenada, a iniciativa não resultará numa compra conjunta de gás natural. Devido às especificidades de cada distribuidora em relação a volumes e pontos de entrega, as cinco companhias optaram por editais próprios e realizarão a aquisição de forma individual.

Somadas, Copergás (PE), Algás (AL), Cegás (CE), Potigás (RN) e Sergas(SE) atendem mais de 184 mil consumidores de gás natural e possuem mais de 2.670km de redes de distribuição em 61 municípios. Até 2024, as companhias planejam ter 3.575km de rede de distribuição e mais de 307 mil clientes.