Copergás realiza treinamento em laboratório de gás natural em escola da rede pública estadual

18/09/2017

A Gerência de Distribuição da Companhia Pernambucana de Gás – GDIS realizou, na última quarta-feira (13), mais um treinamento para o funcionamento do Laboratório de Gás Natural da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM). “Dentro do nosso compromisso firmado em convênio, foi realizado o primeiro treinamento prático nas estações, conduzido pelos técnicos da Operação Wemerson Rodrigues e Paulo Barros. Nas próximas semanas daremos continuidade à parte prática”, explica o Gestor de Operações Clebson Campelo, responsável pela condução prática do treinamento.
O trabalho da equipe dá continuidade à instalação, em 2016, do primeiro laboratório de gás natural em uma escola da rede pública estadual. O espaço, resultado de um investimento de R$ 150 mil, funciona na ETEPAM e está capacitando professores, alunos do nível médio e técnicos da Copergás.
Dos quase dois mil estudantes matriculados na instituição, cerca de 560 serão beneficiados com o laboratório que atenderá os cursos de Mecatrônica, Química e, principalmente, Mecânica. A capacitação será voltada para operação e manutenção de redes de distribuição de gás natural, incluindo formação para soldadores em tubos Polietileno de Alta Densidade (PEAD).
Toda a área do laboratório abriga uma rede em PEAD, Estação de Redução de Pressão (ERP), duas estações de Redução de Pressão e Medição (ERPM), Conjunto de Regulação e Medição (CRM) e máquina para solda em PEAD. O sistema que entra em operação é similar aos equipamentos de gás natural que servem às indústrias, comércio e residências.
“O laboratório vai atender um mercado promissor que surge com a nova configuração do setor de gás natural”, analisou o gerente de Distribuição, George Ferreira. Ele destacou ainda que, com a atual necessidade de mão-de-obra, a chegada do laboratório cria uma nova perspectiva para futuros profissionais da área.