Gasoduto será inaugurado segunda-feira

20/12/2009

CARUARU – O governador Eduardo Campos inaugura, na próxima segunda-feira, o gasoduto Recife-Caruaru, com 120 km de extensão. Na ocasião, será lançada a pedra fundamental da Central de Distribuição de Gás Natural Comprimido (GNC), que levará o produto para todo o interior, beneficiando, principalmente, o polo gesseiro Araripe. O evento acontece no Distrito Industrial, a partir das 16h.

Esta é a primeira etapa da interiorização do gasoduto, que no futuro deverá chegar ao Sertão pernambucano. O trecho inicial já opera, do Recife a Vitória de Santo Antão. Na primeira fase, o gasoduto parte do Recife para Caruaru, beneficiando também, além de Vitória, as cidades de Moreno, Pombos, Sairé, Chã Grande, Gravatá e Bezerros. O gasoduto tem tubulação com 12 polegadas e abastecerá os setores industrial e automotivo.

O projeto completo possui quatro fases e vai ligar a capital a Araripina, totalizando 1.079 km. O projeto básico para as etapas Caruaru-Pesqueira e Caruaru-Toritama já está sendo elaborado. As outras fases compõem os trechos Pesqueira-Araripina, São Caetano-Garanhuns e Salgueiro-Petrolina.

“A central de gás representa um instrumento muito importante dentro das planilhas de custos das empresas, pois o gás é um insumo moderno, significando fator de economia para as atuais empresas e as que querem se instalar aqui”, disse o prefeito José Queiroz.

A Companhia Pernambucana de Gás é uma empresa de economia mista e tem como sócios o governo do Estado, a Petrobras Gás S.A. (Gaspetro) e a empresa japonesa Mitsui. Possui uma rede de distribuição de mais de 420 km e tem capacidade de transportar 1 milhão/m³ por dia.

Jornal do Commercio – Economia – 20/12/2009