Maior feira de artesanato da América Latina tem apoio da Copergás

14/12/2021

A 21ª edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato foi aberta sexta-feira (10) e segue até o próximo domingo (19), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento conta com o apoio da Copergás, que fornece gás natural para os 14 restaurantes da praça de alimentação e está presente também em uma das novidades da feira deste ano: a cozinha show, que tem apresentação diária de chefs pernambucanos.

Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte reúne a cada ano a produção de artesãos e artesãs de Pernambuco e de outros Estados. Além de valorizar a cultura produzida por artistas populares, proporciona o contato direto deles com os compradores.

Para o presidente da Copergás, André Campos, a Fenearte é um grande evento de natureza cultural, mas com impacto em outras áreas. “Se fosse uma realização apenas de resistência cultural, já valeria a pena. Mas ela é mais que isso. A Fenearte gera renda e ocupação para muita gente, com uma produção que se estende ao longo do ano, e é também uma rica atração turística. Chegar à 21ª edição, este ano, é um atestado da sua importância e do seu valor”, disse André.

Essa edição da feira tem cinco mil expositores, que ocupam 700 espaços, numa área de 30 mil m². Com investimentos de R$ 7 milhões, gera 2,5 mil postos temporários de trabalho, tem a expectativa de receber um público de 200 mil visitantes e previsão de movimentar cerca de R$ 40 milhões.

A Fenearte é uma realização do Governo de Pernambuco,  por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Estado/ Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe);  Secretaria Estadual de Turismo/Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e Secretaria Estadual de Cultura/Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).