Mais de 500 veículos foram convertidos para GNV em agosto

14/09/2020

As conversões de veículos para uso do Gás Natural Veicular (GNV) voltaram a crescer em Pernambuco: no último mês de agosto, 563 carros instalaram o kit gás no Estado – a melhor performance desde março deste ano, quando começaram as restrições devido à pandemia da Covid-19. Durante os meses de março a maio, ocorreu uma queda expressiva nas conversões, segundo dados do Detran-PE. Com o início da flexibilização e a abertura gradual do comércio, os meses de junho e julho já registraram crescimento.

No mês de agosto, o desempenho começou a se aproximar do ritmo alcançado no primeiro trimestre do ano. Em 2020, 3.185 veículos passaram a consumir GNV. De acordo com o Detran-PE, aproximadamente 65 mil carros utilizam gás natural como combustível no Estado. Ao mesmo tempo, a tarifa do GNV sofreu duas quedas consecutivas durante este ano, atingindo, em 1º de agosto, R$ 2,499 por metro cúbico do combustível. Considerando o rendimento médio de 12 Km por metro cúbico de gás natural, a economia nos gastos mensais pode alcançar 50%, se comparado com gasolina, por exemplo.

A expectativa de crescimento no mercado de GNV em Pernambuco é otimista. Apenas em 2020, 4 novos postos de combustíveis começaram a fornecer gás natural veicular e mais 9 estabelecimentos iniciarão o fornecimento do combustível até o final do ano. Além de possuir o menor preço dentre os combustíveis comercializados no Estado, o gás natural veicular é mais sustentável, com baixa emissão de poluentes, além de garantir maior vida útil ao veículo.