Porto de Galinhas e Muro alto agora com gás natural

27/07/2020

A Companhia Pernambucana de Gás – Copergás finalizou a obra de interligação do município de Ipojuca à sua rede de distribuição de gás natural. O trecho foi concluído no último dia 10 e contou com um investimento de R$ 10,6 milhões. A partir de agora, a Copergás fornece o GN para as praias de Muro Alto e Porto de Galinhas, um combustível ecológico, econômico e seguro para atender os setores comercial e residencial.

Com extensão total de 23km, a obra teve início em outubro de 2019, quando ocorreu o lançamento das tubulações – utilizando o método-não destrutivo. A nova estrutura é dividida em dois segmentos. O primeiro com 6,6km de gasodutos de aço entre o Porto de Suape e o distrito de Nossa Senhora do Ó. Outros 16,4km de tubulações de polietileno de alta densidade (PEAD) completam a extensão até as praias Muro Alto e Porto de Galinhas.

Para o diretor presidente da Copergás, André Campos, o fato de a região litorânea de Ipojuca ser um polo de resorts e hotéis com amplo fluxo de turistas e também possuir diversos condomínios, viabilizou a obra. “O uso do gás natural irá trazer grande economia para o setor turístico da localidade, principalmente em um momento tão delicado como o que enfrentamos agora. Os clientes residenciais também terão grande ganho com o uso do combustível”. Com o GN distribuído pela Copergás, é possível economizar nos gastos com energia elétrica e gás de cozinha, utilizando-o para cocção, aquecimento de água, além de geradores e aparelhos de refrigeração.

Com a nova estrutura, também será possível levar o Gás Natural Veicular – GNV para a região, que contará com um posto de abastecimento que será interligado ainda este ano. A economia nos gastos mensais com combustível ultrapassa os 50%, comparado com a gasolina e o etanol. O ponto de abastecimento também incentivará motoristas que já utilizam do gás em seus veículos a visitarem a localidade ou, ao menos, passarem pela região para o abastecimento.