Sanfona no peito e Gonzaga na memória

02/12/2015

Em tempos natalinos, o som da sanfona também toma conta da cidade com o 18º Encontro de Sanfoneiros do Recife. O festival acontece nesta sexta (4) e no sábado (5), no espaço Nosso Quintal, no bairro dos Torrões, zona Norte do Recife, e no dia 22, no Teatro de Santa Isabel, centro da capital.

O Encontro de Sanfoneiros do Recife ocorre sempre no mês de dezembro para lembrar o nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. Além de promover o intercambio entre músicos de diferentes regiões pernambucanas, divulga a obra do mestre Gonzagão. Este ano os homenageados do encontro são: o sanfoneiro Camarão, o mestre do choro pernambucano, Chocho, além de Beto Hortis, Arlindo Moita, Evandro dos 8 Baixos e Remanso do Forró.

Com o apoio da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), o evento abre no dia 4, no Espaço Nosso Quintal, às 18 horas, com apresentações de O matuto, sanfoneiros, os emboladores Rouxinol e Topogi, e a participação dos homenageados, Evandro dos 8 baixos e Remanso do Forró. No dia seguinte, 5, mesmo local e horário, é a vez de outros sanfoneiros, do Choro Sanfonado e de Arlindo Moita, outro homenageado do encontro. As apresentações são gratuitas.

O Encontro de sanfoneiros termina dia 22, no Teatro de Santa Isabel, às 20 horas. Para a noite, esta programada uma abertura, por Irah Caldeira, além do coral da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sanfoneiro Vynicius Amorim, Choro Sanfonado, e, a Orquestra Sanfônica para encerrar, com os sanfoneiros Adriano, Manoelzinho e Ítalo Diógenes e participação especial de Luizinho Calixto. Para esse dia, os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia). O apoio da Copergás consolida os objetivos da companhia em valorizar e preservar as tradições culturais de Pernambuco.

 

SERVIÇO:

Nosso Quintal

Rua Leila Félix Karan, 15, Torrões – Recife

(Ao lado da sede da Chesf)

3228 6846

 

Teatro Santa Isabel

Praça da República, s/n, bairro de Santo Antônio – Recife

3355 3322 / 3355 3324