Trecho Recife-Caruaru do gasoduto é inaugurado

22/12/2009

Isenção de imposto para cidades do Sertão também foi assinada

DIEGO MENDES

O governador Eduardo Campos inaugurou, ontem, o trecho Recife-Caruaru do Gasoduto da Interiorização. A estação de redução de pressão de gás está instalada, no Distrito Industrial de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, onde funcionará a Central de Distribuição de Gás, que teve a pedra fundamental implantada, também, ontem. Além da inauguração, foi assinada a lei de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS) para as cidades do Sertão, onde as tubulações ainda não chegaram. De acordo com Campos, a retirada da tributação vai servir para compensar o frete dos caminhões que poderão se abastecer na Capital do Forró e utilizar as rodovias para distribuir o produto.

“Os veículos vão ser abastecidos em Caruaru e sairão pelas rodovias até o Sertão do Araripe, onde tem várias empresas que utilizam lenha, combustível proibido”, explicou Campos. De acordo com o governador, as carretas poderão ser abastecidas no município caruaruense a partir da primeira semana de fevereiro, quando deve ficar pronta a central de distribuição da Copergás.

Com a inauguração do gasoduto Recife-Caruaru, que tem 120 quilômetros e uma tubulação de 12 polegadas capaz de transportar um milhão de metros cúbicos por dia, as indústrias localizadas nas cidades por onde ele passa, serão as primeiras beneficiadas. Mas em um segundo momento, o gás chegará aos consumidores finais, como os donos de carros movidos pelo combustível e até as residências. O investimento total na obra foi de R$ 116 milhões.

Para o governador, a interiorização do gás significa o equilíbrio no desenvolvimento econômico do Estado. “A obra serve para dar competitividade para o interior. Quando chega uma empresa querendo se instalar, a gente tem apontado o interior como primeira opção. Mas para garantir isso, reduzimos os impostos”, explicou.

Folha de Pernambuco – Economia – 22/12/2009